Estamos Concientes e determinados de que só a diversidade dos seres vivos, constitui a "essência da vida" e de nossa energia ou força coletiva. Nosso objetivos são mudança! E isso estamos fazendo, com nossos projetos, idéias, e objetivo planetário comum de atuar local e globalmente - desenvolver sem devastar -, reconhecendo a importância da união, solidariedade, verdade, trabalho.
O sonhado desenvolvimento sustentável!
MENU
MAIS LIDOS
EVENTOS
Diretoria do IBF Eco Global
Personalidades
Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste
I Fórum de Planejamento de Cascavel/PR
SOS PLANETA TERRA
1° Ano sem Chico Mendes
Postado em 23/02/2006

 


                No "Livro dos Mistérios" ( Sibra Dzeinúta ), tem uma profética frase que diz:  " Assim, os reis do Velho Mundo foram destruídos, porque a Natureza recusava-se a lhes fornecer os alimentos."   E por acaso, não está assim?


 


                A Natureza terrestre não têm proprietários, nem tampouco é o centro do universo.      Os Planetas continuarão a gravitar entorno do "Sol";     e o astro-rei deste sistema ao redor de outros "sóis" que existem noutras galáxias.


                Assim, na hipótese de destruição da vida no Planeta Terra, o universo seguirá sua trajetória silenciosamente lúgrube, deixando pegadas, rastros e sinais de uma civilização que não exercitou sua inteligência, para desenvolver uma consciência ecológica.


 


                Então, à persistir o caótico nível de devastações ambientais, aliado ao descaso e descanso do Poder Público, - como a imprensa tem mostrado ultimamente – seja com as "Leis da Natureza"... ou com a "natureza das leis", exterminar-se-ão todas as fontes de abastecimento de recursos naturais do Planeta.  Nem água, nem alimentos, nem espaço vital, nem direito a vida futura restará às gerações vindouras.


 


                Uma frase de reflexão diz: " Ego veni ut vitam habeant et abundantius habeant "  ( Eu vim para que tivessem vida e tivessem mais abundantemente )  Dois mil (2000) anos após a crucificação do seu autor, sua filosofia sequer foi atendida, ou certamente entendida.  Assim, - Cristo -  foi crucificado por seus algozes contemporâneos, como muitos ecologistas o são em nossos dias.


 


                Em 22 de Dezembro – CHICO MENDES – há dois anos assassinado tornou-se um mito!  De peito aberto, ousou afrontar os "interesses difusos" ( ...que são bem claros! ) e, como caça nas armadilhas, mesmo acompanhado de sua eterna razão, dos fundamentos da Ciência e de policiais, foi exterminado.


 


                A crucificação da Floresta Amazônica é  um crime de lesa pátria ( ...por estar no Brasil! ) e de lesa Humanidade (... por estar no Planeta Terra ), pois nela acontece a crucificação dos raros ecossistemas dos últimos reinos sagrados da Natureza.


 


                Hoje, - pensamos – todos os sinos de todas igrejas deveriam tocar, como um tributo à Chico Mendes, que também morreu para salvar uma comunidade de seringueiros, e alertar como um grito de socorro, num "SOS" AMAZÔNIA.


 


                O PROJETO AMBIENTALISTA " People’s Universities Center " (Centro das Universidades dos Povos), protesta contra a inviolabilidade dos " Direitos da Natureza " (... que não pode falar ou reclamar!), bem como pela transgressão do " Direitos Humanos" (... dos que ousam não calar!), em lutas de causas justas e puras, que devem ser de toda Sociedade.


 


                "CHICO MENDES" não era um homem divinizado... ou Ser Divino humanizado. Eram um homem simples, de extrema sensibilidade e respeito pelos valores da Natureza.  Foi uma espécie de "sol" para iluminar os caminhos dos seringueiros.


 


                Um dia,... os Povos da Floresta unir-se-ão aos Povos das Cidades, provando que "ecologia" é uma ciência para evolução de nossas vidas,... e não para sacrificar ou tirar nossas vidas, para evolução da ciência.


 


                Este é o custo indesejável... para quem fez jus ao título de "Homo sapiens sapiens":  perder a vida para, - numa parte do Planeta Terraa Vida não se perder!


 


( Diário da Manhã, Pelotas, RS 23 de Dezembro de 1990 )


 

ENQUETE
A Amazônia corre risco de extinção?
Sim
Não
Pouco
Nunca acabará
WEB RÁDIOS
ECO GALERIAS
Ponte Molhada - Cascavel
Cascavel - por Sergio Sanderson
ARQUIVO SOS
NASA earth observatory
ÁREA RESTRITA

Informe a senha para acesso

ENTRAR

 
2004158 visitas.

R.Amazonas, 477 A

Cascavel | São Cristóvão

gilnei@ibfecoglobal.org

<a href="http://www.pevermelho.art.br">Pé Vermelho Comunicação</a> PeVermelho.art.br Waldemar Lutinski Rafael Lutinski Luis Carlos de Brito desenvolvido por Pé Vermelho Comunicação