Estamos Concientes e determinados de que só a diversidade dos seres vivos, constitui a "essência da vida" e de nossa energia ou força coletiva. Nosso objetivos são mudança! E isso estamos fazendo, com nossos projetos, idéias, e objetivo planetário comum de atuar local e globalmente - desenvolver sem devastar -, reconhecendo a importância da união, solidariedade, verdade, trabalho.
O sonhado desenvolvimento sustentável!
MENU
MAIS LIDOS
EVENTOS
Diretoria do IBF Eco Global
Personalidades
Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste
I Fórum de Planejamento de Cascavel/PR
SOS PLANETA TERRA
ONG apaga o planeta amanhã
Postado em 31/01/2007

    "Trata-se de uma aliança de 5 minutos pelo planeta. Neste período, todos devem refletir sobre o caos que seria a vida sem energia", disse o ambientalista Gilnei Fróes, convidando a população a desligar todas as luzes e aparelhos elétricos durante o período proposto.
        De acordo com ele, por mais de 10 mil anos a humanidade viu sua evolução (das cavernas aos castelos) por fogueiras, lamparinas, velas, lampiões até a luz elétrica de Thomas Edson e hoje esquece que, com a destruição do planeta, a água se torna cada vez mais escassa, o que representa o fim da produção de energia. "Eram míseros 20 Watts de energia por pessoa/mês (equivalente a uma lâmpada de enfeite natalino), até que em 1859, em Tittusville (Pensilvânia/EUA) das profundezas do planeta jorrou petróleo e inaugurou-se assim a era do desperdício (2000 Watts pessoa) e a lenta e agonizante morte dos ecossistemas e seres do planeta", destacou.
        Para ele, não se pode mais promover mudanças humanas, em meio a mudanças climáticas, essas que já afetam a matriz ou modelo energético do planeta. "Imagine viver sem torradeiras, geladeiras, batedeiras. Ou máquina de lavar roupas e pratos? Ou saborear pipocas das microondas? Ou ainda, como responder o e-mail? Pesquisar na web? E sem luz, querer ver filme na TV? Ou notícias no rádio? Ou aquele banho morno após um dia de trabalho? Aliás, haverá trabalho? Sem energia o mundo acaba", alerta, enfatizando que o ensaio de 5 minutos às escuras serve para que os olhos do espírito iluminem a eco-percepção dos que, no poder, (com arrogância, prepotência e ignorância) não usam os olhos da cara, em benefício da sociedade e natureza que tudo nos dá: água, ar, solos, energia, alimentos. Flora e fauna", destaca, finalizando que, sem um "manual de sobrevivência" a sociedade voltará à "sobrevivência manual".

ENQUETE
A Amazônia corre risco de extinção?
Sim
Não
Pouco
Nunca acabará
WEB RÁDIOS
ECO GALERIAS
Ponte Molhada - Cascavel
Cascavel - por Sergio Sanderson
ARQUIVO SOS
NASA earth observatory
ÁREA RESTRITA

Informe a senha para acesso

ENTRAR

 
1794691 visitas.

R.Amazonas, 477 A

Cascavel | São Cristóvão

gilnei@ibfecoglobal.org

<a href="http://www.pevermelho.art.br">Pé Vermelho Comunicação</a> PeVermelho.art.br Waldemar Lutinski Rafael Lutinski Luis Carlos de Brito desenvolvido por Pé Vermelho Comunicação