Estamos Concientes e determinados de que só a diversidade dos seres vivos, constitui a "essência da vida" e de nossa energia ou força coletiva. Nosso objetivos são mudança! E isso estamos fazendo, com nossos projetos, idéias, e objetivo planetário comum de atuar local e globalmente - desenvolver sem devastar -, reconhecendo a importância da união, solidariedade, verdade, trabalho.
O sonhado desenvolvimento sustentável!
MENU
MAIS LIDOS
EVENTOS
Diretoria do IBF Eco Global
Personalidades
Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste
I Fórum de Planejamento de Cascavel/PR
SOS PLANETA TERRA
Filhotes de proveta tentam salvar o ameaçado tigre siberiano
Postado em 23/01/2007
Segundo explicou hoje à Efe Bian Shifeng, diretor do Centro de Criação de Felinos de Henghedaozi, na província de Heilongjiang, no nordeste do país, a experiência pioneira foi feita com "um sêmen de boa qualidade", de um macho de sete anos treinado para viver na vida selvagem.

Um dos principais riscos para a espécie, uma das dez mais ameaçadas do mundo, está nos cruzamentos entre parentes nos parques onde vivem em cativeiro.

"O primeiro objetivo do programa é evitar acasalamentos entre tigres com proximidade sanguínea. Alguns exemplares não estão mais tão fortes quanto os que vivem em liberdade", disse Bian.

Os zoólogos esperarão algumas semanas para ver se a inseminação funciona, a fêmea fica prenhe e consegue dar à luz filhotes com "os bons genes do pai".

É a primeira vez que a técnica é usada na China. Até agora, a inseminação artificial era utilizada em outra espécie ameaçada e emblemática do país: o panda gigante.

"Se o teste for bem sucedido, facilitará o trabalho. O sêmen poderá ser congelado e transportado para onde haja uma fêmea que precise dele", disse Bian.

Segundo a organização WWF, apenas cerca de 500 tigres siberianos vivem em estado selvagem em seu habitat, na fronteira entre a Sibéria russa, o noroeste da China e o norte da Coréia.

Apesar ser alarmante, a situação melhorou em relação a meados do século XX, quando só restavam 40 exemplares. A espécie esteve à beira da extinção, devido sobretudo à caça.
ENQUETE
A Amazônia corre risco de extinção?
Sim
Não
Pouco
Nunca acabará
WEB RÁDIOS
ECO GALERIAS
Cascavel - por Sergio Sanderson
Ponte Molhada - Cascavel
ARQUIVO SOS
NASA earth observatory
ÁREA RESTRITA

Informe a senha para acesso

ENTRAR

 
1794712 visitas.

R.Amazonas, 477 A

Cascavel | São Cristóvão

gilnei@ibfecoglobal.org

<a href="http://www.pevermelho.art.br">Pé Vermelho Comunicação</a> PeVermelho.art.br Waldemar Lutinski Rafael Lutinski Luis Carlos de Brito desenvolvido por Pé Vermelho Comunicação