Estamos Concientes e determinados de que só a diversidade dos seres vivos, constitui a "essência da vida" e de nossa energia ou força coletiva. Nosso objetivos são mudança! E isso estamos fazendo, com nossos projetos, idéias, e objetivo planetário comum de atuar local e globalmente - desenvolver sem devastar -, reconhecendo a importância da união, solidariedade, verdade, trabalho.
O sonhado desenvolvimento sustentável!
MENU
MAIS LIDOS
EVENTOS
Diretoria do IBF Eco Global
Personalidades
Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste
I Fórum de Planejamento de Cascavel/PR
SOS PLANETA TERRA
Comissão da ONU projeta grave alteração climática até 2100
Postado em 23/01/2007



 







AFP / Nasa
Imagens da Nasa mostram recuo das neves do monte Kilimanjaro, na Tanzânia, de 1993 (acima) a 2000 (abaixo)
O texto, baseado no trabalho de 2.500 cientistas, deve ser divulgado no dia 2 em Paris. Ele diz que os gases do efeito estufa estão em seu maior nível nos últimos 650 mil anos, alimentando o aquecimento global.


Mas o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) também pode conter boas notícias, ao reduzir a amplitude -- para cima e para baixo -- das variações em relação ao estudo anterior da comissão, em 2001.


O relatório deve dar o tom para as negociações sobre a renovação do Protocolo de Kyoto, principal plano internacional para conter a emissão de gases do efeito estufa, que expira em 2012.


O IPCC terá pelo menos 90% de certeza de que as atividades humanas, principalmente a queima de combustíveis fósseis, são responsáveis pelo aquecimento registrado nos últimos 50 anos.


O texto preliminar conclui que essa ligação é "muito provável", enquanto em 2001 era considerada apenas "provável", uma certeza de 66% a 90%.


Cientistas e representantes dos governos se reúnem a partir de 29 de janeiro em Paris para analisar e aprovar o texto. Fontes dizem que a previsão será de um aumento de 2 a 4,5 graus Celsius na temperatura média do planeta neste século, sendo um aumento de 3 graus o mais provável.


O relatório de 2001 previa aumentos de 1,4 a 5,8 graus Celsius até 2100. O novo texto também reduz a previsão de variação do nível dos oceanos, que no relatório de 2001 era de 9 cm a 88 cm.


O dinamarquês Bjorn Lomborg, autor de "O Ambientalista Cético", disse que o relatório vai desacreditar a "retórica da catástrofe" que ele aponta em alguns governos. "Sim, a mudança climática é um problema, mas não é a coisa abrangente e destruidora de civilizações que a retórica de hoje em dia nos diz", afirmou.


Mesmo assim, a União Européia diz que uma temperatura 2 graus superior já provocaria mudanças "perigosas", como ondas de calor iguais à que em 2003 matou 35 mil pessoas no continente.


A temperatura média do planeta subiu 0,6 graus desde 1900, e todos os dez anos mais quentes desde o início dos registros, em meados do século 19, ocorreram de 1994 para cá. Desde a última Era Glacial, o mundo já ficou em média 5 graus mais quente.

ENQUETE
A Amazônia corre risco de extinção?
Sim
Não
Pouco
Nunca acabará
WEB RÁDIOS
ECO GALERIAS
Ponte Molhada - Cascavel
Cascavel - por Sergio Sanderson
ARQUIVO SOS
NASA earth observatory
ÁREA RESTRITA

Informe a senha para acesso

ENTRAR

 
1794675 visitas.

R.Amazonas, 477 A

Cascavel | São Cristóvão

gilnei@ibfecoglobal.org

<a href="http://www.pevermelho.art.br">Pé Vermelho Comunicação</a> PeVermelho.art.br Waldemar Lutinski Rafael Lutinski Luis Carlos de Brito desenvolvido por Pé Vermelho Comunicação