Estamos Concientes e determinados de que só a diversidade dos seres vivos, constitui a "essência da vida" e de nossa energia ou força coletiva. Nosso objetivos são mudança! E isso estamos fazendo, com nossos projetos, idéias, e objetivo planetário comum de atuar local e globalmente - desenvolver sem devastar -, reconhecendo a importância da união, solidariedade, verdade, trabalho.
O sonhado desenvolvimento sustentável!
MENU
MAIS LIDOS
EVENTOS
Diretoria do IBF Eco Global
Personalidades
Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste
I Fórum de Planejamento de Cascavel/PR
SOS PLANETA TERRA
Restam apenas entre 30 e 50 mil elefantes na Ásia
Postado em 30/01/2006

A organização ecológica suíça lamentou que a cada ano morram centenas desses animais, vítimas da ação humana.


Os elefantes asiáticos são considerados uma espécie em risco de extinção, e vivem principalmente em países do sul e sudeste do continente, como Vietnã, Índia, Indonésia e Tailândia, onde só restam 500 mil dos 9 milhões quilômetros quadrados de habitat natural que existiam originalmente.


Atualmente, a população de elefantes varia de um país para o outro com menos de 100 no Vietnã e até mais de 20 mil na Índia.


"O conflito entre homens e elefantes é a principal causa da morte dos animais, que são envenenados, assassinados e caçados", afirmou a organização em comunicado.


A crescente transformação das florestas e de outros habitats dos elefantes em campos agrícolas e cidades provocaram a destruição de seus "caminhos e alimentos tradicionais".


"Devemos adotar estratégias sobre o uso do território a longo prazo, e que considere as necessidades biológicas desta espécie se quisermos que os elefantes coexistam com os humanos", destacou a nota.


A IUCN defende que, caso contrário, o número de elefantes continuará diminuindo em grande parte do sul e sudeste da Ásia.


A organização afirmou que o massacre ilegal de elefantes para o tráfico de marfim e o comércio de sua carne, ossos, dentes e pêlo são fatores que ajudou consideravelmente na redução do número de animais em grandes áreas.


Essa semana, a situação foi discutida em uma reunião em Kuala Lampur, da qual participaram representantes de 13 países asiáticos onde vivem populações de elefantes. Durante o encontro foi abordada a necessidade regional de garantir a sobrevivência da espécie.

EFE

ENQUETE
A Amazônia corre risco de extinção?
Sim
Não
Pouco
Nunca acabará
WEB RÁDIOS
ECO GALERIAS
Ponte Molhada - Cascavel
Cascavel - por Sergio Sanderson
ARQUIVO SOS
NASA earth observatory
ÁREA RESTRITA

Informe a senha para acesso

ENTRAR

 
1794674 visitas.

R.Amazonas, 477 A

Cascavel | São Cristóvão

gilnei@ibfecoglobal.org

<a href="http://www.pevermelho.art.br">Pé Vermelho Comunicação</a> PeVermelho.art.br Waldemar Lutinski Rafael Lutinski Luis Carlos de Brito desenvolvido por Pé Vermelho Comunicação